Postagem em destaque

Síntese entre morte e vida se perfila a nova existência. Silo 1959

Desperta já universo! Não ouves rugir ao homem nos abismos? Desgarra os espaços e contempla como dirige o fogo  e cavalga ao fur...

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Sobre os liberais e sua visão anti-humanista

Quantas vezes ouço algumas pessoas dizerem que o sucesso e o fracasso são consequências de nossas ações. Que somos livres e por isso, responsáveis por nossos atos - sucesso e fracasso. E que o fracasso e o sucesso se mede pela felicidade, que por sua vez é medida por seu grau de consumo. Pior!!! Dizem muitos que somente através do trabalho é que se consegue o dinheiro necessário para a vida que sonhamos e pedimos a Deus.
Putz!!! O que dizer dos bilhões de seres humanos que sacrificam suas existência trabalhando horas a fio e, embora não tenham tempo para nada além da manutenção de sua subsistência, jamais poderão ser felizes?!
Vivo numa realidade que me permite coisas e que, para a grande maioria dos seres humanos, não lhes são permitidas. Entretanto, convivo dia-a-dia com pessoas próximas totalmente submersas numa espiral sem sentido, à qual recaio por força da atração e de minhas debilidades.
Mas sinto que a direção - coerente - está dada. A História se fará cargo das mudanças necessárias para a Humanização da Terra. E os seres humanos do futuro, e já alguns, perceberam que todas as formas de violência são um obstáculo para a verdadeira felicidade. Não entendo que a felicidade seja a posse de coisas e pessoas, mas a possibilidade de relações humanas dignas da superação de toda dor e sofrimento que exista.
É possível a compreensão de que a dor de um ser humano, de que o sofrimento de um ser humano, afeta e faz mal à toda humanidade? Sim, é.
Mas preciso dizer algo sobre a construção do ser humano. O que nos distingue dos outros seres da Natureza é o fato de sermos produto e produtores de Cultura. E o que vem a ser Cultura?
Não importa se acreditamos que o ser humano produz cultura ou se é produto da mesma. De fato, tanto faz! Vou deixar para o próximo post...
O individualismo busca explicar a desigualdade pela diferença, justificando as diversas formas de violência como sendo "naturais e insuperáveis".
A Doutrina Liberal representa, para os seres humanos, um sério obstáculo, pois torna o ser humano um cadáver de seus interesses. Os liberais, em nome de uma incoerente liberdade, julgam que uns são merecedores e outros não, de oportunidades. Na base da crença liberal está a idéia de que os seres humanos são desiguais e independentes por natureza. Que as vontades individuais são suficientes para a validade do "contrato social". Mas se para que possamos imaginar um contrato justo é necessário crer que as partes estão plenamente cientes das implicações e que têm acesso a todas as informações necesárias - e conhecimento - como acreditar nisto se não há democracia nos meios de comunicação? Se há um gigantesco monopólio das informações e, sobretudo, se a manipulação é parte integrante deste sistema político, econômico, cultural e social do qual fazemos parte.
Ignoram - mas não desconhecem - que as "vontades individuais" estão submetidas às circunstâncias. Que Eu sou eu e minhas circunstâncias. Portanto, esta vontade não é independente e sim, limitada pelas circunstâncias. Quanto à idéia de sermos "naturalmente desiguais" esconde uma perversa visão de que, estamos submetidos ao reino da natureza onde os mais fortes e mais aptos vencem, relegando à concepção de sociedade a um mero aglomerado de pessoas que se relacionam segundo interesses e que a Cultura seria um reflexo destas necessidades.
Claro que a Doutrina Liberal atende aos interesses e ditames dos ricos e poderosos. À parcela dos 1% da população mundial que determina, através dos diversos mecanismos de controle social - materiais e imateriais - como devem ser estabelecidas as relações sociais, políticas, econômicas e culturais.
Mas se a Doutrina Liberal serve apenas a alguns pouquíssimos - e isto é uma ilusão, pois tem consequências nefastas também para estes mesmos detentores da riqueza mundial, coisa que não vou desenvolver agora - como aqueles que não são beneficiados direta ou indiretamente por esta Doutrina Liberal, defendem esta forma de sentir, pensar e agir, tremendamente predatória?
Isto me tem levado a estudar em Psicologia Social, com base na Teoria da Representação Social, a relação entre a construção dos sentidos e significados e aquilo que conhecemos por Ideologia.
Meus estudos ainda são exploratórios, o que não me permite tecer muitos comentários mais.
Oxalá eu tenha possibilidade de seguir meus estudos. E assim, espero contribuir para a superação do sofrimento e da dor humana. Esta dor e este sofrimento que precisam ser superados em mim, naqueles que me rodeiam e em toda a humanidade, a fim de que possamos transcender, atingindo um nível de consciência superadora desta falsa dicotomia engendrada pela ignorância e pelo medo. Dicotomia que separa indivíduo de sociedade, que submete o ser humano à incoerência, que separa o sentir, o pensar e o agir, como se fossem independentes e desiguais. Como se não fossemos unos e indivisíveis.
A tod@s
Paz, Força e Alegria

Um comentário:

  1. Oi amor.
    Sei que esse texto surgiu de uma conversa que o senhor teve com uma pessoa muito próxima a mim.
    Portanto, não posso opinar!
    Hahaha
    Me safei dessa vez!!!!!!!!!!!!
    TE AMO MUITO.
    Beijos...

    ResponderExcluir