Postagem em destaque

Síntese entre morte e vida se perfila a nova existência. Silo 1959

Desperta já universo! Não ouves rugir ao homem nos abismos? Desgarra os espaços e contempla como dirige o fogo  e cavalga ao fur...

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

O Céu é ARUANDA - “Saúde Mental” é Educação Espiritual

 “Saúde Mental” é Educação Espiritual



É aprender a controlar a força corporal, isto é, os movimentos, pensamentos realizados e a dominar a imaginação, isto é, as ideias, sentimentos. Por isso advogo que o campo natural da “Saúde Mental" é não a psicologia e/ou a psiquiatria, mas sim, a Pedagogia Clínica.
Quem não experimenta prazer (equilíbrio orgânico) ou segurança (equacionamento mental) é gente não bondosa, isto é, não amável, não compassiva e não misericordiosa.
O Céu é ARUANDA
Metade da responsabilidade de tua felicidade é tua, a outra metade, não.
Karma é teu corpo, pensamento, isto é, o movimento que realizas. Samsara é tua mente, sentimento, isto é, a ideia que imaginas.
;;;
"Como pode uma pessoa decidir em liberdade a direção de sua vida, se está muito longe de ter o controle de sua situação diária?
Como pode uma pessoa decidir livremente o sentido de sua vida, estando submetida às necessidades que se impõem a partir do próprio corpo?
Como pode decidir livremente, acorrentada como está a um sistema de urgências econômicas, a um sistema de relações familiares, de trabalho e de amizade que às vezes se converte em um sistema de desemprego e desespero, de solidão, de desamparo, de fracasso das próprias esperanças?
Como pode decidir livremente baseando-se em uma informação manipulada e em uma exaltação midiática de antivalores, capaz de mostrar como modelo máximo de comportamento o poderoso que exibe impudicamente a violência, a ameaça, o atropelo, a arbitrariedade e a injustiça?
Como pode decidir livremente, se os reitores morais das grandes religiões justificam ou permanecem em silêncio diante dos genocídios, das guerras santas, das guerras defensivas ou das guerras preventivas?
Porque a atmosfera social está envenenada de crueldade, nossas relações pessoais tornam-se a cada dia mais cruéis e o tratamento que cada pessoa dá a si mesma é também cada vez mais cruel.
Os grandes medos do ser humano impedem-no de dar à vida uma direção desejada e com significado. Os temores à pobreza, à solidão, à doença e à morte se conjugam e se fortalecem na sociedade, nos grupos humanos e nas pessoas."
Silo - La Reja, Buenos Aires, Argentina, May 7, 2005
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário