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Síntese entre morte e vida se perfila a nova existência. Silo 1959

Desperta já universo! Não ouves rugir ao homem nos abismos? Desgarra os espaços e contempla como dirige o fogo  e cavalga ao fur...

domingo, 6 de agosto de 2023

A breve extinção da espécie humana...




A inercia histórica está a empurrar a humanidade através da decadência moral e espiritual dos ricos, da degradação ética e material dos pobres e da degeneração genética da espécie para a extinção. A não habitabilidade do Planeta e a inevitabilidade de alteração na rota estabelecida ocorre nos próximos 90 a 230 anos pela aceleração da competição por recursos cada vez mais concentrados nas mãos de menos pessoas. A cada novo bilionário temos 1 milhão de novos miseráveis até o colapso terminal.

sábado, 5 de agosto de 2023

PERECER: Morrer (SL 2:12; JO 3:16). Acabar (JB 8:13). Ser destruído (2PE 3:6).

 




É comum o uso desse termo na bíblia descrevendo tanto a morte física quanto a destruição, mas nesse sentido ele também é usado para descrever quando a vida espiritual de uma pessoa está em declínio, ou seja, quando essa pessoa se perde no caminho, perdendo assim o seu direito a vida eterna.


PERECER: 

Morrer (SL 2:12; JO 3:16). 

Acabar (JB 8:13). 

Ser destruído (2PE 3:6).

1 bilionário é gera 1 milhão de miseráveis

 A pandemia acirraram a desigualdade no mundo. Levantamento da ONG Oxfam mostra que o mundo ganhou um novo bilionário a cada 30 horas nos últimos dois anos. O compasso é quase o mesmo que, neste ano, deve levar um milhão de pessoas a atravessarem a linha de pobreza extrema, a cada 33 horas, nas estimativas da entidade.22 de mai. de 2022


https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2022/05/mundo-ganhou-1-milhao-de-pobres-e-um-bilionario-a-cada-30-horas-na-pandemia.ghtml#:~:text=A%20pandemia%20acirraram%20a%20desigualdade,horas%2C%20nas%20estimativas%20da%20entidade.

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Articulando Educadores: Educadores criticam decisão do governo de SP de nã...

Articulando Educadores: Educadores criticam decisão do governo de SP de nã...: Secretaria de Educação do Estado diz que decisão se deu porque a rede estadual possui material didático próprio alinhado ao currículo do Est...

Exclusão Educacional Brasileira - RaioX

 



0 a 03 anos

1 em cada 4 crianças fora da escola

 

04 a 10 anos

1,5 em cada 5 crianças fora da escola

Analfabetismo entre crianças de 6 e 7 anos chega a 40,8%

 

11 a 19 anos

1 em cada 5 adolescentes/jovens fora da Escola

 

20 a 24 anos

1 em cada 2 jovens fora da Universidade/Faculdade

 

Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais (Frequentaram/Possuem diploma mas não sabem ler nem fazer contas)

 

Em 2021 eram 29% de Analfabetos no Brasil


Enquanto a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de pessoas de 25 a 64 anos que não concluíram o ensino médio é de 21,8%, no Brasil o índice é mais do que o dobro: 49%

 

21% dos Brasileiros possuem nível Superior de Ensino

Média de Pessoas dos Países da OCDE com nível Superior de Ensino é de 44%

Argentina (40%), Chile (34%), Colômbia (29%) e Costa Rica (28%)

 

Exclusão Educacional Brasileira - RaioX

Fontes:

https://www.agenciatatu.com.br/noticia/universitarios-com-mais-de-40-anos/#:~:text=J%C3%A1%20em%202021%2C%20quando%20houve,alunos%20nos%20cursos%20de%20gradua%C3%A7%C3%A3o.

 

https://www.nexojornal.com.br/extra/2022/02/08/Analfabetismo-entre-crian%C3%A7as-de-6-e-7-anos-chega-a-408

 

https://www.metropoles.com/dino/ocde-aponta-que-21-dos-brasileiros-possuem-ensino-superior#:~:text=2022%2015%3A00-,Apenas%2021%25%20dos%20jovens%20brasileiros%2C%20entre%2025%20e%2034%20anos,publicado%20no%20final%20de%202021.

 

https://revistaeducacao.com.br/2018/08/08/tres-em-cada-10-brasileiros-sao-analfabetos-funcionais-1/

 

https://www.populationpyramid.net/pt/brasil/2023/

 

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/06/24/brasil-regride-em-meta-para-acabar-com-o-analfabetismo-e-nao-alcanca-objetivo-de-investir-mais-na-educacao-diz-relatorio.ghtml

 

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-11/acesso-nivel-superior-no-brasil-e-muito-abaixo-dos-padroes-internacionais#:~:text=Enquanto%20a%20m%C3%A9dia%20dos%20pa%C3%ADses,que%20o%20dobro%3A%2049%25.

 

https://novaescola.org.br/conteudo/4749/censo-escolar-2016-28-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-estao-fora-da-escola#:~:text=S%C3%A3o%20quase%201%2C6%20milh%C3%A3o,crian%C3%A7as%20fora%20da%20pr%C3%A9%2Descola.

 

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/09/15/11percent-das-criancas-e-adolescentes-estao-fora-da-escola-no-brasil-aponta-pesquisa-do-unicef.ghtml

 

https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/dois-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-de-11-a-19-anos-nao-estao-frequentando-a-escola-no-brasil


http://ppontogdeideias.blogspot.com/2012/09/o-caos-na-educacao-brasileira.html (Charge)


quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Ilusão sem apego - Longchenpa (séc. XIV)

 Ilusão sem apego




Ilusão da raiva - Meditação e percepção

Às vezes, olhe para as circunstâncias que você percebe como favoráveis:
Se reconhecer que são somente as suas percepções, tudo que experiência será proveitoso.
Às vezes, olhe para as circunstâncias que você percebe como adversas e prejudiciais:
Isso é essencial, pois o fará sentir-se horrorizado com a delusão das suas percepções.
Às vezes, olhe para os seus amigos e para os professores dos outros:
Distinguir o bom do ruim o inspirará a praticar.
Às vezes, olhe para a manifestação miraculosa dos quatro elementos no espaço:
Você verá como a verdadeira natureza da mente está além de qualquer esforço.
Às vezes, olhe para a sua terra natal, sua casa e seus bens:
Sabendo que são ilusórios, você sentirá desgosto pela forma deludida como você os percebe.
Às vezes, olhe para a riqueza e bens dos outros:
vendo como são dignos de pena, você abandonará as ambições do samsara.
Em resumo, ao examinar a natureza de tudo que percebe,
você destruirá a delusão de se apegar a qualquer coisa como real.
Longchenpa (séc. XIV)
citado por Patrul Rinpoche (1808-1887)
“As Palavras do Meu Professor Perfeito”

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

O Céu é ARUANDA - “Saúde Mental” é Educação Espiritual

 “Saúde Mental” é Educação Espiritual



É aprender a controlar a força corporal, isto é, os movimentos, pensamentos realizados e a dominar a imaginação, isto é, as ideias, sentimentos. Por isso advogo que o campo natural da “Saúde Mental" é não a psicologia e/ou a psiquiatria, mas sim, a Pedagogia Clínica.
Quem não experimenta prazer (equilíbrio orgânico) ou segurança (equacionamento mental) é gente não bondosa, isto é, não amável, não compassiva e não misericordiosa.
O Céu é ARUANDA
Metade da responsabilidade de tua felicidade é tua, a outra metade, não.
Karma é teu corpo, pensamento, isto é, o movimento que realizas. Samsara é tua mente, sentimento, isto é, a ideia que imaginas.
;;;
"Como pode uma pessoa decidir em liberdade a direção de sua vida, se está muito longe de ter o controle de sua situação diária?
Como pode uma pessoa decidir livremente o sentido de sua vida, estando submetida às necessidades que se impõem a partir do próprio corpo?
Como pode decidir livremente, acorrentada como está a um sistema de urgências econômicas, a um sistema de relações familiares, de trabalho e de amizade que às vezes se converte em um sistema de desemprego e desespero, de solidão, de desamparo, de fracasso das próprias esperanças?
Como pode decidir livremente baseando-se em uma informação manipulada e em uma exaltação midiática de antivalores, capaz de mostrar como modelo máximo de comportamento o poderoso que exibe impudicamente a violência, a ameaça, o atropelo, a arbitrariedade e a injustiça?
Como pode decidir livremente, se os reitores morais das grandes religiões justificam ou permanecem em silêncio diante dos genocídios, das guerras santas, das guerras defensivas ou das guerras preventivas?
Porque a atmosfera social está envenenada de crueldade, nossas relações pessoais tornam-se a cada dia mais cruéis e o tratamento que cada pessoa dá a si mesma é também cada vez mais cruel.
Os grandes medos do ser humano impedem-no de dar à vida uma direção desejada e com significado. Os temores à pobreza, à solidão, à doença e à morte se conjugam e se fortalecem na sociedade, nos grupos humanos e nas pessoas."
Silo - La Reja, Buenos Aires, Argentina, May 7, 2005
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terça-feira, 1 de agosto de 2023

Famílias

  



A maioria dos domicílios no Brasil é chefiada por mulheres. Dos 75 milhões de lares, 50,8% tinham liderança feminina, o correspondente a 38,1 milhões de famílias. Já as famílias com chefia masculina somaram 36,9 milhões.
Como consequência, as famílias chefiadas por homens ficaram com a renda 60% superior à das chefiadas por mulheres no terceiro trimestre de 2021. No início da pandemia, a taxa era de 47%. Um levantamento da Fundação Getúlio Vargas também identificou que elas foram mais prejudicadas que o homem.
 
Famílias chefiadas por mulheres recebem 39% menos que famílias tradicionais (pai, mãe e prole). Famílias chefiadas por homens recebem 60% mais que famílias tradicionais (pai, mãe e prole).

 

Fontes:

https://www.dieese.org.br/boletimespecial/2023/mulheres2023.pdf

https://piaui.folha.uol.com.br/pandemia-aumentou-desigualdade-entre-familias-chefiadas-por-mulheres-e-familias-chefiadas-por-homens/#:~:text=Como%20consequ%C3%AAncia%2C%20as%20fam%C3%ADlias%20chefiadas,mais%20prejudicadas%20que%20o%20homem.

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Resumo, resenha e recensão - Atualização da Norma Brasileira (NBR) 6028

 

Atualização da Norma Brasileira (NBR) 6028

 06-04-2022


Em 18 de maio de 2021, a NBR 6028 sofreu algumas modificações no que se refere ao resumo e às palavras-chave. Também teve seu título mudado e ampliado para: Informação e documentação – Resumo, resenha e recensão – Apresentação. Esses três gêneros textuais se entrelaçam e se completam. Há dois tipos de resumo que normalmente são usados juntos. O resumo indicativo ressalta os pontos principais dos documentos (artigo, ensaio, dissertação, tese) sem detalhamentos, como dados qualitativos e quantitativos; já o resumo informativo aborda finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento.

A recensão é uma modalidade textual descritiva, analítica e /ou comparativa, tecida por um especialista na área sobre produtos diferentes. Nesse tipo de texto, o conhecedor pode expressar sua opinião. A resenha apresenta uma análise de conteúdo de um documento, objeto, fato ou evento (exposição, peça de teatro, espetáculo de música, ópera, filme, seriado, livro etc.). Essas duas modalidades textuais devem passar ao leitor uma breve proposta através do caráter analítico e descritivo da produção, sem o uso da catalogação.

Além disso, é notório informar que outra mudança foi na seção de resumo, especificamente em “palavras-chave”. Os itens são agora separados por ponto-e-vírgula (;) em vez do ponto-final (.).

Prole por Casamento (2015-Junho2023)