Postagem em destaque

Síntese entre morte e vida se perfila a nova existência. Silo 1959

Desperta já universo! Não ouves rugir ao homem nos abismos? Desgarra os espaços e contempla como dirige o fogo  e cavalga ao fur...

terça-feira, 14 de abril de 2020

Democracia: Considerações para futuras reflexões


Se dou por vencido o debate sobre a melhor prática da política, compreendendo política como a construção da Ética da Pólis, resta aclarar o para quê necessitamos moralmente do governo.


Sabedor que a vida social se distingue da vida solitária da natureza difusa, encaro o fato realmente compartilhado de necessidades materiais e espirituais comuns a toda pessoa, ser dotado de racionalidade e moralidade, convergentes no horizonte histórico e social, portanto, não natural.


Assim se abre na perspectiva imanente da manutenção da vida humana na Terra que, na perspectiva transcendente da sua finitude temporal, elaboramos um sistema de crenças capaz de realizar a amplificação do ser humano em infinitos espaços físicos e mentais.


+++
Dado um problema a resolver, seja de ordem vegetativa, motriz, emotiva ou intelectual, pondero que, quanto maior for o número de pontos de vistas diversos sobre a solução desejada para o problema acertado, e, segundo se responda à pergunta do para quê democracia, se poderá afirmar defesa, tanto da democracia representativa, quanto da democracia direta?


Nenhum comentário:

Postar um comentário